domingo, 25 de abril de 2010

Um abraço para o Tonico

Muitos dias passaram desde que escrevi aqui pela última vez. Os motivos para a ausência neste espaço são os mais variados, desde umas férias fora do País, passando depois por umas acções de formação, muito trabalho, etc, etc. Muitos acontecimentos se sucederam neste, lapso de tempo. O benfica é quase campeão, o núcleo de Moura cumpriu a sua caminhada no play-off em futsal e ainda aguarda pelo próximo dia 15 de Maio para disputar, em Beja, a final da Taça, o nosso Atlético está quase com a manutenção na terceira divisão garantida. Enfim as nossas trivialidades. A meio de tudo isto um acontecimento inesperado me marcou profundamente, e esse sim complicado. Um amigo foi hospitalizado em Beja e após algumas dúvidas o veredicto chegou com enorme crueldade. È verdade, um membro teria de ser amputado. Um homem ainda numa idade (47 anos) bonita iria ficar sem um pé. O inevitável acabou por acontecer na última sexta-feira. O meu amigo "Tonico Labumba" pois é este o nome de guerra, está agora numa situação complicada mas, quero aqui enviar-lhe um forte abraço e dizer-lhe que terá de ter a coragem suficiente para renovar a sua vida. Ela não acaba aqui, apenas se transforma, ainda que totalmente. Após a recuperação terás de procurar uma nova forma de vida, nada terminou apenas se transformou. Vais reaprender a viver, terás uma nova situação mas saberás sair dela. Vais contar com a Rosalina, com o Rafa, e com o apoio dos amigos. Tenho a certeza que vais conseguir. O pessoal do Nucleo espera por ti para continuarmos, em conjunto, a cumprir objectivos. Cá estaremos. Força e até breve Tonico.

8 comentários:

  1. Finalmente algo para se ler e que algo.
    Estou a fazer o comentário e as lágrimas a correr pelo que escreveste ao grande amigo de todos os Mourenses e não só. Uma daquelas pessoas que julgo que ninguém consegue dizer mal. Um coração enorme e uma bondade de pessoa que só tem o pequeno defeito de ser do Sporting. Aqui fica também um grande abraço para ele e o meu desejo que todos os amigos contribuam para a sua nova vida

    ResponderEliminar
  2. António Jorge Godinho27 de abril de 2010 às 18:38

    Congratule-me inteiramente com o que o Fernando Pinto disse a cerca do nosso amigo “Tonico Labumba” e faço das palavras dele as minhas. Um grande abraço e que em breve venhas para junto dos teus familiares e claro dos teus amigos.

    ResponderEliminar
  3. Antonio Pica disse...
    Onda de solidariedade é nestes e outros momentos que temos de apoiar quem mais necessita.O "Tonico Labumba" é uma vitima da má sorte, mas com coragem,força,vontade e apoio de todos nós ele vai ultrepassar este momento delicado. E como dizia o Manta o Nucleo está espera e conta com o "Labumba" para continuar a traçar objectivos e sonhos de um grupo com pinçelada verde e branca. Força Tonico.....

    ResponderEliminar
  4. José António Oliveira

    Ao meu amigo de sempre, afilhado, a quem já tive a oportunidade de dizer pessoalmente que farei por ele tudo o que estiver ao meu alcance para o ajudar nesta hora difícil, digo que irá ultrapassar esta fase menos boa. Porque merece, porque tem os amigo todos do seu lado, e são muitos, porque é e será sempre uma referência para mim, e penso que para todos, de humildade, de solidariedade, de um amor à vida contagiante, porque é amigo das pessoas sem olhar a contrapartidas, porque homens como ele fazem falta a esta sociedade desumanizada, interesseira e egoísta, o Tonico é a antítese disto tudo.
    Tonico, meu grande amigo Tonico, vicissitudes da minha vida, levaram-me a não privar tão amiúde contigo, como gostaria, mas a nossa grande amizade é inquebrável, indestrutível, e tu sabes disso. Espero ansiosamente pelo teu regresso, para tornarmos as nossas conversas banais, em momentos épicos como sempre acontecia connosco, os nossos amigos acompanham-nos sempre, a sua dor é a nossa dor, a sua alegria é a nossa felicidade, a sua coragem é o nosso conforto, a sua humildade a nossa referência. Tu foste, és e serás sempre para mim, mais valioso que qualquer um, por mais dinheiro, poder, ou condição social que possua, tu possuis uma riqueza sem igual, és bom… Hahh, já me esquecia, e és do Sporting.
    Força António Joaquim do Carmo Lopes

    ResponderEliminar
  5. Kompadri Tonico, a vida é feita desta coisas, mas, a esperança é a última coisa a morrer. A amizade, a pura, não a falsa amizade, pode não fazer passar o sdofrimento, mas, reconforta.
    Um "CALEIRO" como tu não olha para trás, mas, para a frente e para o Futuro.
    Um abraço e "pé na tábua". Há ainda muita vida para VIVER.

    ResponderEliminar
  6. acabei de ler o comentário do José António com os olhos cheios de lágrimas, porque são ambos pessoas sãs e boas. Oxalá consigas ajudar o Tonico, por ele, e pela família. Sei que tudo farás, se não conseguires não podemos levar a mal, nem sempre é possível.

    ResponderEliminar
  7. Desejo tudo de bom ao Tonico.

    ResponderEliminar
  8. Será que nem o Campeonato do Mundo de Futebol te faz escrever mais alguma coisa? Vá lá Porra! Até gosto da tua maneira de ser e escrever, do teu sentido de ...

    ResponderEliminar