quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

INACREDITÁVEL



Não há palavras para descrever a situação que abaixo se trancreve que faz honra de noticia na rádio PLANICIE e manchete no sapo.
Por mim estou solidário com os profissionais do INEM

Os enfermeiros da Ambulância SIV, Suporte Imediato de Vida, de Moura estão em greve esta quinta-feira, dia 25 de Fevereiro.



Esta greve surge numa altura em que, segundo os enfermeiros, estão ainda por colocar em funcionamento 14 viaturas SIV em Portugal. Estes profissionais de saúde asseguram cerca de 70 mil horas anuais de serviço, para que os meios se mantenham em funcionamento permanente. Os enfermeiros afirmam mesmo ter suportado financeiramente a aquisição de equipamentos que se encontravam danificados há mais de 18 meses e que não eram substituídos.



Recorde-se que uma ambulância SIV tem como elemento diferenciado o enfermeiro. Este serviço foi apreciado e elogiado pelo Parlamento Europeu. Trata-se de um meio que visa melhorar os cuidados no pré-hospitalar e que permite garantir uma série de intervenções que são capazes de resultar numa reanimação com sucesso ou evitar que certas situações possam evoluir para uma paragem cardio-respiratória.



Num folheto distribuído à população, com os motivos que levaram a esta greve, pode ler-se ainda que os enfermeiros estão contra a suposta intenção de substituição destes profissionais de saúde no pré-hospitalar, por técnicos menos qualificados.



A greve dos enfermeiros da SIV de Moura decorre durante o dia de hoje, quinta-feira, sendo que ainda assim estão assegurados os serviços mínimos de forma a garantir o bom funcionamento dos cuidados de saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário