terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Liberdade de Imprensa



Nos últimos dias muito se tem falado sobre a liberdade de imprensa. Li e vi muita gente preocupada com a liberdade de imprensa- Eu pela minha parte afirmo que não estou nada preocupado. Não acreditam ? Não estou aqui para defender José Sócrates (até acredito que tenha tentado controlar alguma imprensa) mas sim para manifestar a minha despreocupação com isso, pois nos tempos actuais ninguem consegue, na Europa, controlar a liberdade de imprensa. Afinal, os que dizem que não existe liberdade são os mesmos que o afirmam nos diferentes jornais, televisões, rádios,blogs, etc.
Como diz o Miguel Sousa Tavares no jornal "Expresso", não conheço ninguem que não diga e não escreva o que quer. Quem diz que está em causa a liberdade de imprensa é porque não conheceu Portugal antes do 25 de Abril. Eu sei que o poder corrompe mas também sei que o desejo de lá chegar também é perigoso. Toda a oposição se faz ouvir sobre o assunto mas quem tem telhados de vidro deveria parar para pensar. O que pensarão o PSD / CDS sobre a liberdade de imprensa e o controlo da imprensa na Madeira ? Sobre as pressões que levaram ao afastamento do Dr. Marcelo Rebelo de Sousa da TVI ? E o Partido Comunista que pensará sobre a "liberdade" de imprensa nos Países modelo como Cuba e a Venezuela de Hugo Chavéz ? e já agora sobre o controlo do Diário do Alentejo ? Dizer que a liberdade está em causa nos dias em que fervilham blogues e jornais que dizem o que bem querem é, faltar ao respeito a grandes homens e mulheres que antes do dia 25 de Abril de 1974, sofreram por isso. Sócrates terá, erradamente, ter tentado controlar alguns orgãos de comunicação mas, de certeza que, felizmente, não conseguirá calar as oposições pois não vivemos no País modelo de Hugo Chavez. Vamos ter calma que por aí não teremos problemas.

16 comentários:

  1. ganda Manta, desconhecia esse teu lado de analizador lúcido e apartidário da nossa vida politica, pena é que não seja da mesma forma no que respeita ao futebol. Aí pareces que tens vendas nos olhos para conseguires ver com a devida clareza...eheheheheheheheheh

    teu amigo(e do xarrama também,ahaha) benfiquista

    ResponderEliminar
  2. É claro que não há censura em Portugal, ou na Europa, ou nos EUA, mas se falarmos de controlo da informação, de condicionamento de opinião, das agências de informação produzirem as ideias dominantes dos vários interesses instalados, que poder tem um artigo de opinião isolado num blog, num jornal, revista, ou 10m de antena numa rádio ou televisão, contra a acção concertada da grande maioria das agências de informação, ao serviço do poder, dos grandes grupos económicos. Um poder Neo-liberal controla tudo, como poderá veicular ideias progressistas. Como fazem? Noticias, ou opiniões que não interessam, morrem nas redacções, ou passam em rodapé, no entanto há os chavões, ou frases feitas, que predominam ou passam até à exaustão, em horários nobres, nos editoriais dos principais jornais, condicionando ou orientando subtilmente o pensamento.
    “Crise económica, culpa da pouca regulação do mercado, devemos apenas regular melhor”, “Corte nos ordenados dos funcionários públicos, são imprescindíveis”, “Devemos reduzir o deficit, logo cortes no investimento e nas regalias sociais”, “Devemos flexibilizar o trabalho, para nos podermos tornar mais competitivos”
    Algum jornal, televisão, rádio, publicou a notícia de que o Iraque não tinha armas de destruição Maciça? Foi ou não uma mentira concertada? Alguém se lembrou de questionar, que a Gripe A poderia não ter os efeitos anunciados, e poderíamos estar a ser vítimas de um abuso com contornos económicos? Alguma agência económica ou Imprensa, revelou a gravidade da situação económica e financeira? Claro que não, tudo era bom, a Islândia apontada como um exemplo a seguir (Banca Rota), que podermos fazer num mundo dominado pelo pensamento Neo-liberal, em o poder económico domina o pensamento político, que poderão fazer meia dúzia de jornalistas inconformados, contra o poder controlado e feroz dos grupos económicos gigantescos da comunicação social mundial?
    Que democracia existe no mundo, quando instituições não eleitas, tem efectivamente o poder no mundo actual? FMI, Banco Central Europeu, Comissão Europeia, Organização Mundial do Comércio, NATO. E a ONU, onde estão representados mais de 200 Países, e um Conselho Permanente de 7 domina as decisões.
    É democracia a mais neste mundo socialista, não o perigo vem de Cuba e da Venezuela, eles são os culpados da crise e de mais de dois terços do planeta viver em condições miseráveis, onde milhares de pessoas morrerem diariamente à fome se tornou um acontecimento natural, de que nasceu no sítio errado e há hora errada.
    A Fome, a miséria, a morte de milhares de crianças diariamente, não são notícias que abram telejornais, que é isso comparado com a queda abrupta dos índices bolsistas (dia negro na bolsa). Abençoado mundo livre em que vivemos, em que apenas dois Países (Cuba e Venezuela), teimam em ter o passo trocado, mas não percam as esperanças, havemos de mudá-los, é esse o desígnio da democracia vigente.

    ResponderEliminar
  3. 8/80

    Será que temos que estar no 8 ou no 80?
    Será que temos que ser de direita (Capitalismo) ou de esquerda (Comunismo)?
    Enquanto a sociedade pensar assim, não conseguir mandar os Americanos às ortigas e os comunistas para a História, não iremos conseguir melhorar o Mundo!

    ResponderEliminar
  4. Para o Anónimo das 12:45, diga-me como fazer? O Capitalismo existe desde o mercantilismo, desde que inventaram o papel moeda, são centenas de anos com os resultados à vista de todos, O verdadeiro comunismo nunca foi colocado em prática, aquelas amostras socialistas do Países de Leste foram deturpações da teoria marxistas.
    Poderemos e devemos melhorar o mundo, e eu que não sou católico, até sou Ateu, propunha que se seguisse em termos socias a doutrina social da Igreja, em que o lucro desmedido, os luxos, as desigualdades são condenadas, onde há lugar à partilha, à solidariedade, à igualdade, e quem defendia isto era Cristo, o 1ª revolucionário da história, eu defendo isto, isto é ser comunista, então eu sou e com prazer. Mas a sociedade sempre foi ao longo dos tempos a dicotomia entre exploradores e explorados, e é contra isto que nos devemos insurgir, se tiver alguma sugestão em consiga meter na cabeça das pessoas, que os recursos naturais e as riquezas,são para distribuir por todos, onde todos tenham acesso, que o egoismo e a indiferença desapareçam, que a solidariedade é uma palavra que deverá sair do dicionário e precorrer o mundo.

    ResponderEliminar
  5. Credo Manta
    como é que pode dizer o que diz realmente segundo as suas palavras ..."pois não vivemos no País modelo de Hugo Chavez..." pois não, e ainda bem, mas olhe, que o SEU tão AMIGO Socrates(que sem defender vai defendendo)deve andar ou ter andado na escola com o Chavez até lhe deu um MAGALHÃES. Da amizade Socrates/Chavez todos sabemos e nem tente atacar o PCP porque os amigos aprendem no mesmo Magalhães.
    Sabe que antes do 25 de Abril, no tempo em que se era proibido de pensar, as pessoas até era felizes, sabiam o que era a familia, o respeito, o celebrar um acordo de aperto de mão, sabiam o que era a palavra hoje "AS PORTAS QUE ABRIL FECHOU" ninguem sabe nada disso.
    Mais, Salazar cometeu muitor erros o pior foi ter poupado tanto para enriquecer o estado para os governantes NÃO DITADORES roubarem. Esta é a verdade do antes 25 de Abril.

    ResponderEliminar
  6. Caro Amigo
    Gostei deste teu post. Está sucinto, claro e objectivo.
    Vou publicá-lo, no meu blog, se permitires.
    um abraço

    ANTÓNIO M MARIANO
    (... as pias ficam no meio.)

    ResponderEliminar
  7. Sr Manta
    ... quem diz que em Portugal há liberdade de imprensa (jornais e TV) é um perfeito atrasado mental e nem sabe do que fala ... de facto temos meia dúzia de comentadores e jornalistas cuja conta bancária e estatuto adqurido lhes permite dizer o que lhes apetece ... os outros ... estão sujeitos às imposições da direcção e se mijarem fora de penico, no final do mês podem ir meter os papeis para o desemprego ... se grave era o lápis azul no tempo do Toino da Botas, mais grave é hoje em Democracia ... e isto é que doi ... os métodos persecutórios, a inquisção a tortura não terminaram ... ela está instalada mas de uma forma bastante sofisticada, muito avançada no tempo que nem o pagode dá por ela ... não é preciso estar preso nem ter um torturador ... ela sente-se na pele ... portanto tomem juizinho quando falam de coisas que não sabem e jamais terão alcance para vislumbrar.

    Lixo Tóxico

    ResponderEliminar
  8. Realmente, credo! Quem será a cabecinha pensadora que produz estas barbaridades...

    Olhe, uma das coisas que eu mais me orgulho no meu país, é de ter sido capaz de fazer uma revolução pacífica para pôr termo a uma ditadura. Porque as ditaduras são todas iguais: desprezíveis. De esquerda ou de direita, todas privam o indivíduo da sua liberdade.

    Se por viver em liberdade perdeu a noção do que era a família, o respeito e a palavra de honra, fale por si, não julgue os outros pela sua bitola.

    ResponderEliminar
  9. Para o António Mariano um abraço e ... força.
    Quanto aos outros como são anónimos não lhes vou responder mas como temos liberdade publico com prazer os seus comentários

    ResponderEliminar
  10. Caro Francisco Mannta li com prazer desmedido as parcas e nao menos sábias palavras que escrevinhou neste espaço virtual.Mais do que encómios aos nossos governantes, dos quais fujo como o diabo da cruz, tenho como minha a opiniao que manifestou no post acima transcrito. que houve tentativa houve, que foi mal sucedida foi, tal como muitas tentativas do homem supostamente chegar à lua. Estamos habituados a ouvir uma série de loas do sr Engenheiro e companhia, mas o facto permanece.. quem no lugar dele não as faz? Sociais democratas, comunistas( e lembro que somos um dos unicos três países do mundo a ainda nao ter descoberto que o comunismo morreu, a par de Cuba e da China), bloquistas e afins( aqui ponho o cds/pp porque este nem conta para o totobola)ninguém pode lançar a primeira pedra neste anedotário que é o sistema politico português... Enfim o povo durante a semana tem que se entreter com algo porque não há futebol, e se ele lá chegar, o nosso Primeiro deve acender uma velinha à Senhora do Caravaggio para que a Selecção faça boa figura no mundial porque assim a Tvi pode ser comprada à vontade pela PT, o millenium pode comprar a cofina, a Mota engil pode construir o muro de contentores que tanto deseja, e até mesmo o Augusto S. Silva pode vir fazer uma perninha à administração da tv e rádio pública. Assim se vai neste cantinho à beira mar plantado.

    ResponderEliminar
  11. Bem...essa do comunismo ter morrido, cada qual acredita no que achar que lhe é mais confortável.
    Para que uma ideia ou uma ideologia permaneça viva, basta apenas uma pessoa acreditar nela. Como tal, lamento desapontar alguém, mas a ideia encontra-se bem viva por esse mundo fora e eu também ainda não tenho grandes pretensões a cadáver :)
    Quanto ao facto da Comunicação Social ter deixado, há muito, de ser o designado 4º Poder, já não é novidade nenhuma. O sistema está instalado e minado há muito tempo. Como alguém escreveu, em tempos, em Portugal não temos tido alternativas, apenas alternâncias de poder, com os designados "Partidos de Alterne" (PS+PSD/CDS); ou seja passámos de uma ditadura engendrada de partido único para uma "democracia" engendrada de alternância de poder politíco sem qualquer competência reconhecida. Enquanto a Comunicação Social que nos entra pela casa adentro depender do dinheiro desses mesmos políticos e do capital de grupos económicos expressivos, não tenhamos ilusões. Não é com os exemplos de Cuba e Venezuela, com percursos históricos muito específicos e desconhecidos da maioria das pessoas que sobre eles falam, e de cuja realidade apenas somos meros espectadores da nossa "isenta" e "independente" comunicação social, que vamos conseguir sair deste círculo vicioso perpetuado pela medíocre classe política que nos representa, há demasiado tempo, em Portugal.

    Manta, sei que é pessimista em relação à natureza humana...mas já encontrei explicação para esse pessimismo. Os resultados do Sporting não estarão a contribuír para esse estado de espiríto...:)) Digo eu que, em tempos, fiquei a milhas daquele pastel "da nata" :)

    Bom resto de fim-de-semana.

    BB

    ResponderEliminar
  12. Olá menina. Continua utópica (vê-se pela demonstração acima). Quanto ao que designa, com piada, de partidos de alterne, só o são porque a maioria do povo entende que assim seja. Ou será que para as autarquicas em Moura é o Povo que sabe o quer e é soberano e para os diversos governos já o povo não sabe o que quer? Ai Ai esse sentido democrático. Quanto ao meu Sporting está para mim como o partido Comunista para si. Estão mal mas nós gostamos deles. he he he.

    ResponderEliminar
  13. 8/80
    Tão claro, simples, objectivo, curto qb não podias ser mais. Obrigado Manta por seres tão inteligente a piares esta gente do tempo da cassete (pirata)e que ainda usam os cabrestos...

    ResponderEliminar
  14. Sem pretender entrar em grandes debates, uma vez que não quero nacionalizar o blogue (eh eh eh) – além disso, só temos que respeitar as diferentes visões que cada pessoa terá da sociedade e do mundo onde vive, vou só deixar umas considerações às “provocações” que me foram dirigidas:

    - A utopia faz parte da evolução natural das coisas; Se a Humanidade não fosse, instintivamente, utópica, jamais teria posto os pés na Lua (apenas algumas décadas atrás, não achariam esta uma ideia idealisticamente utópica?);
    Pessoalmente, incomoda-me andar nesta vida “só por ver andar os outros” e não tentar, ao menos, alcançar a “minha” utopia, pelo menos, naquilo que sou, naquilo que faço e naquilo que gostaria de melhorar em mim e no que me rodeia… e se temos que começar por qualquer lado, porque não começar primeiro por nós próprios…?
    - Como já disse algures noutro blogue, a maioria do povo português, neste momento…desresponsabilizou-se do seu direito de votar. Eu diria até do seu dever de votar. A maioria do povo português vota no Partido da Abstenção pelas mais diversas razões mas, principalmente, porque deixaram de acreditar nos “nossos” politiqueiros que fingem perceber alguma coisa sobre o que é governar um país – e não penso que isso tenha sido uma consequência do 25 de Abril, onde nas primeiras eleições as pessoas, efectivamente, votaram massivamente, acreditando num projecto socialista e tomando esse projecto como uma coisa certa e garantida…e, afinal de contas, estamos onde estamos…porque já poucos percebem quem é quem ou quem é o quê… mas depois de ouvir no último Prós e Contras o Almeida Santos a assumir-se como capitalista acho que já nem é preciso fazer aquele exercicío básico de somar 2+2 ...
    - A resposta ao meu comentário quer fazer crer que eu tenho tiques totalitários ou não sei conviver com resultados eleitorais democráticos, quando me parece que não disse nada nesse sentido. Aliás, se alguém pretende enveredar por esse caminho, podemos começar por falar num Presidente da República que já dissolveu um Governo eleito democraticamente …por isso, não vamos por aí …(embora, finja estranhar porque razão algo semelhante não tenha já acontecido, actualmente…)!
    Por outro lado, em eleições autárquicas, parece-me bem mais improvável viciar informação ou engendrar fabulosas campanhas de marketing e de branqueamento político – sendo uma política que está mais próxima dos cidadãos-eleitores, existe uma maior consciência e conhecimento pessoal dos factores que, determinam, o sentido do voto numa ou noutra força partidária…ou num ou noutro candidato.
    Efectivamente, voltando à suposta liberdade de imprensa, acredito que somos constantemente assediados por falsa informação, discreta manipulação, retoques de maquilhagem, pelo que aquela só existiria, verdadeiramente, se os jornalistas ou jornaleiros não estivessem condicionados por quem lhes paga o salário ao fim do mês – é que, infelizmente, a maioria não pode dar-se ao luxo de ingressar nas taxas actuais de desemprego (10% contabilizados por enquanto...)..E os Bancos também não costumam perdoar a falta de pagamento das prestações a tempo e horas.

    Notas de Rodapé para o 8 ou 80: Essa cassete “da cassete” também já está mais que gasta …Actualize-se em nome da tão propagandeada “MODERNIDADE” e não me inclua nesse gado asinino ao qual parece estar habituado a meter cabrestos – é que albardar um burro é fácil mas aldrabar um burro é ainda mais fácil…

    Esta é só para o autor do blogue: Manta, se voltas a insistir em tratar-me por “menina” acabam-se os bagaços amigáveis ao balcão do Caralhanas … Deixa-te dessas cenas panisgas e começa mas é a pensar em ressuscitar os memoráveis concursos da Miss Sporting de Moura…

    :)))))

    BB

    ResponderEliminar
  15. Pela conversa já te conheci. Desculpa ter-te tratado por menina, mas na actualidade já é dificil decifrar quem é quem. Ainda por cima, vocês "espertos" que não se identificam depois sujeitam-se... Já agora fica um abraço, apesar das divergências e no domingo lá no campo do Atlético, depois do jogo, bebemos uma imperial. OK ?

    ResponderEliminar
  16. Caro Caleiro;
    Gostei dessa do Sporting e do PCP. Atão em vez de um treinador contrataram um vendedor de equipamentos (O Senhor Carvalhal é dono da Lacatoni).
    A das misss também foi gira, conta comigo para a apresentação
    Tx.Correia

    ResponderEliminar