terça-feira, 3 de novembro de 2009

Sebastião Liso e Zé Costa- O atlético está mais pobre

Desde miúdo que me habituei a ir ao velhinho campo Maria Vitória, ver jogar e sofrer pelo meu Atlético. Desde muito cedo ouvi falar dos fundadores do clube, das suas histórias e das estórias da bola amarela e preta. Como não tinha muito (ou nenhum) jeito continuei pela vida fora a acompanhar do lado de cá o clube. Cheguei, várias vezes, a fazer parte de direcções e, posteriormente, através da Planicie, mais dentro da vida do clube. Muitos bons jogadores vi actuar ao longo dos anos, outros não cheguei a ver mas, sempre ouvi e li histórias dos que fizeram parte da história do clube. Os fundadores, alguns ainda tive oportunidade de entrevistar e deliciar-me com as suas aventuras. Lembro-me das conversas deliciosas com o José Valente, o João Peres, etc. De entre os homens que fizeram história resistiam dois simbolos. O Sebastião "Liso" e o Zé Costa. Eram dos últimos resistentes do Atlético dos primeiros tempos. Já velhinhos mas sempre com as histórias antigas do clube. Recordo agora o Sebastião Liso, na época passada, em Vila Nova de S.Bento, de "pau" na mão a oferecer "porrada" a um espectador da casa que tentava gozar com os "caleros". O Sebastião faleceu há cerca de um mês e agora foi o Zé Costa. Pouco tempo um sem o outro. Devido à minha vida profissional não pude acompanhá-los à última morada mas não me esqueço que foram dois símbolos do clube da minha terra. Lembrei-me deles no ùltimo domingo, enquanto acompanhava para "A Planicie" o Moura-Farense. Contei os jogadores de Moura que estavam em campo e, por acaso, eram também dois. Paz à sua alma.

25 comentários:

  1. Caro amigo Manta
    O Moura Atlético Clube – MAC estando atento aos fenómenos sociais que se verificam nesta zona de interior profundo e deprimida a vários níveis, os quais influenciam e promovem, por vezes, o abandono escolar, a exclusão social e outros vícios, sobretudo, junto das camadas mais jovens, vem desenvolvendo um trabalho sustentado para combater tal desiderato, chamando a si, nas várias modalidades, jovens para a prática desportiva.
    Construir a nossa Imagem depende fundamentalmente do nosso envolvimento com todos os Agentes Desportivos na Dedicação e Rigor que colocamos no nosso trabalho em prol do Clube,
    Tentamos defender e lutar pelo Prestígio do Clube, no diálogo com os nossos sócios e simpatizantes;
    Actualmente a nossa colectividade é a mais representativa não só do Concelho de Moura, como também da Região onde nos inserimos (Margem Esquerda do Guadiana).
    Este clube possui ao nível do futebol todas as camadas possíveis desde os dentinhos de leite (4 anos) até aos veteranos, estando representados a nível nacional nos campeonatos de Iniciados e de Séniores.
    Com um total de 213 jovens praticantes divididos pelas modalidades de futebol e dança ocupamos diariamente um campo de futebol de 11, em relva natural, um campo de futebol de 11 e um de futebol de 7, os dois últimos em relva sintética, todos propriedade do clube.
    Ao nível de futebol equipa sénior, estamos a disputar o campeonato nacional da 3ª divisão nacional.
    Temos ao longo de muitos anos apoiado, social e futebolisticamente, o desenvolvimento de centenas de atletas nas nossas camadas jovens, oriundos das diversas freguesias do concelho de Moura e vizinhos.
    Sabemos ouvir e perceber uma crítica, uma chamada de atenção – por vezes um desabafo! Não reagimos intempestivamente sem analisar o significado, e se merecer resposta, fazê-lo com rigor, com justeza e seriamente;
    Saber Estar / Saber Gerir a nossa Imagem, é importante para viabilizar realidades futuras, no Moura Atlético Clube.
    A credibilidade exigida nunca poderá passar por tipos de comportamento, que sempre criaram e criam enorme instabilidade. As discussões e a controvérsia conduzem-nos à suspeita mas também a um melhor esclarecimento.
    Reconheço que o futebol é extraordinário, arrebatador e empolgante. Mas uma análise atenta revela que, em muitos casos, a qualidade é baixa. E a categoria dos artistas deixa muito a desejar. Com efeito a maioria dos erros cometidos nas administrações resulta de opções erradas, de decisões e soluções equivocadas.
    O jornalista deve ser, acima de tudo, um observador atento e por isso capaz de contar e explicar como se actua e o porque daquela maneira.
    Deve haver rigor e sentido de responsabilidade.
    Temos grandes dificuldades em manter jogadores "de Moura", no nível sénior, a actuar na nossa equipa. A sua vida profissional ou académica, nos ultimos anos, não o permitem. Exemplos disso são: Ricardo Patinho, Fábio Moreira, Chiquinho (Amareleja), Márcio (Santo Amador), Luis Gonçalves, todos estudantes, o José João Oliveira entre outros tomaram opções profissionais.
    No entanto para o observador mais atento, que deveria ser o caso do meu grande amigo Manta verificamos que temos conseguido que se mantenham no nosso clube jogadores que, não tendo a sua formação futebolistica na nossa querida terra, já bebaram água da Santa Comba e tudo indica que terão cá a sua vida futura.Exemplos disso: O Cata, 5º ano como nosso jogador(profissional na firma Barão e Chibito), Ricardo Granadeiro, 5º ano como nosso jogador, Bruno Gomes, 4º como nosso jogador.
    Já agora, o plantel sénior do MAC tem 50% de jogadores nascidos em Moura

    Hélder Feliciano

    ResponderEliminar
  2. É pena que os todos os antigos e todos os presentes jogadores do MAC ,não sintam a necessidade e verifiquem a importancia de serem sócios do "seu clube"!

    ResponderEliminar
  3. Manta
    Cuidado com a pontoação e os parágrafos, pois se já só eram 2 de Moura, como escreveste acabaste com eles.

    Helder Feliciano

    ResponderEliminar
  4. Sou pai de um adolescente que gostava muito de praticar futebol. Não era um fenómeno da bola, mas gostava muito. Inscrevi-o no Moura ainda em pequenino. A sensibilidade dos treinadores e dos directores, revelada na maneira como falam com os jogadores, como apresentam as suas escolhas (absolutamente legítimas) na altura de constituir o plantel e das convocatórias, a indiferença por valores como o espírito de grupo, a solidariedade, o companheirismo, e a promoção constante da concorrência e da competição (não confundir com a competição saudável que se espera de um atleta)fizeram-me perder primeiro, o entusiasmo, depois a paciência e por fim, acabaram por vencer o factor mais importante: a vontade do meu filho de jogar futebol, de praticar desporto na sua terra, no seu clube.
    Desistiu.

    Verifico com desagrado que as camadas jovens são desprezadas em detrimento dos séniores, para quem vai todo o investimento do clube. Já perguntei a várias pessoas e segundo a informação que tive, a Câmara até dá apoio monetário, bastante elevado, para os escalões de formação. Esse dinheiro é todo aplicado aí? Ou vai TODO para outros destinatários? Gostava de saber.

    Quanto ao anónimo que salienta a importância dos antigos e actuais jogadores serem sócios do "seu clube", deixe-me dizer-lhe que concordo, mas ponho a questão por outra perspectiva: Porque será que nem os jogadores, antigos e actuais, querem ser sócios do seu clube?

    Deve haver um grande desconforto dentro do clube para motivar essa atitute. E esse desconforto passa cá para fora e reflecte-se nos adeptos.

    Que tal um pouco de humildade e de reflexão?

    Manta, estou solidário com o seu comentário. Foi uma enormíssima falta de respeito a atitude de indiferença que aliás, a família já registou, aquando da morte destes dois símbolos do Moura.

    Ah! E escreve-se pontuação. E está lá um ponto final, não está?

    ResponderEliminar
  5. Este ano temos o escalão de Juvenis?
    Porquê?
    Reduzir custos para serem aplicados noutros sitios?
    Pergunto porque não sei!

    Antigo atleta quando se vivia o tal espirito...(no Maria Vitória)

    ResponderEliminar
  6. Esse valor dos 50% de atletas da terra já inclui o treinador?

    Bem haja Sr Francisco Manta

    ResponderEliminar
  7. Aproveitando,
    e já inclui a equipa técnica e massagistas?

    ResponderEliminar
  8. Manta põe aí outro post sobre o MAC que vai ter "saida" de certeza

    Realmente o atlétlico está mais pobre

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. É mesmo difícil estabelecer diálogo, mesmo que escrito, com alguém que não dá a cara. Vamos tentar.
    Reli o meu 1º comentário, para corrigir possíveis erros. Ai, não encontrei. No 2º peço desculpa pela pontuação… assim é que é!
    Temos tido o cuidado de seleccionar os técnicos responsáveis pelas equipas jovens. Todos eles têm curso de nível académico, futebolístico ou ambos. Anteriormente isso não acontecia!
    Após o início da utilização dos campos sintéticos, os jovens atletas escolheram o futebol como sua preferência desportiva. Esse movimento originou, um acréscimo de participantes. Relativamente aos técnicos com aptidão, os existentes no clube, não eram em número suficiente.
    No MAC trabalha-se na parte na “formação” o espírito de grupo, a solidariedade e o companheirismo. Inicia-se a relação entre a bola e o jogador. Este escalão decorre dos 4 anos de idade até que alguns, os melhores e os que perante os técnicos preencham, as melhores classificações, nos diversos critérios de avaliação estipulados inicialmente. Estes são direccionados para a competição. Os restantes continuam, na fase formativa, sem competição.
    O problema da competição das equipas de escolas e infantis é o de que, para um jogo oficial (futebol de 7), são convocados para cada jogo, só 12 jogadores. Os plantéis têm sido por nós mantidos nos 20 atletas. Este ano neste escalão, temos 36 jogadores. Inscrevemos pela primeira vez 2 equipas no escalão correndo a nossas expensas a inclusão, duma segunda equipa numa série mais longínqua e a contratação de mais um técnico. Pensamos ser o mais correcto e estamos convencidos que com isso estamos a servir melhor o futuro do clube.

    Está esta direcção em final de mandato. Sabemos que é ideia do director técnico da formação Prof. Combadão de que para o ano seja apresentado aos novos responsáveis, a possibilidade de criação de uma segunda equipa no escalão seguinte, o de infantis.

    Nas escolas existem reuniões de pais. Aparecem alguns. No MAC marcamos reuniões de pais. Aparecem muito poucos. Prefere-se de maneira cobarde e anónima apresentar os problemas. Temos tratado, através da psicóloga Dr. Sofia Melo, assuntos de miúdos nossos atletas. Estamos e sempre estaremos à disposição.

    O futebol sénior pertence, também ao clube. Este funciona como um todo. Pensamos nós ser a meta tão desejada a atinjir pelos mais novos.

    Ao contrário do que acontece noutros clubes e organizações, o MAC não obriga ninguém a ser sócio. O MAC tem que se sentir. O MAC não é para se servirem. É para ser servido.

    Helder Feliciano

    ResponderEliminar
  10. A partir deste momento sou a informar que, todos os assuntos relacionados com o MAC, apresentados por sócios do clube, só serão esclarecidos, em local próprio, pela direcção.

    Helder Feliciano

    ResponderEliminar
  11. Penso que a maioria dos comentários que aqui se têm feito, nada tem a ver com a noticia de fundo.
    O que importa comentar é que faleceram duas pessoas, que tudo deram pelo MAC, por "amor à camisola", e nem tiveram direito a um gesto simbolico por parte deste clube que tanto amaram.

    Será que familiares e amigos tem motivação para se fazerem sócios deste clube???

    Será importante o MAC pensar melhor e em vez de vir defender aquilo que já fez ou que vai fazer, reconhecer o erro e pedir desculpa pelo facto...

    ResponderEliminar
  12. Eu vi o presidente da direcção nos funerais dos ex- atletas.
    Eu os ex-atletas levarem as bandeiras do Maria Vitória para o novo complexo, como forma de testemunho e reconhecimento.
    Eu vi esse simbolismo executado em vida dos ex-atletas.
    Quantos ex-atletas faleceram nos últimos anos?

    ResponderEliminar
  13. Se calhar a razão pela qual os treinadores da formação andam mais desmotivados tem a ver com o atraso e em alguns casos a falta de pagamento dos ordenados.

    ResponderEliminar
  14. Todos os atletas que passaram pelo MAC e fizeram história no clube merecem ser homenageados.

    Estes dois atletas foram homenageados em vida e está muito bem,pois só assim os próprios se setem reconhecidos.

    Em pelo menos um dos funerais não esteve ninguém que representasse o clube.

    Mas uma última homenagem não fica mal a ninguém...

    ResponderEliminar
  15. Todos os anos, no aniversário do clube, no dia 17 de Janeiro, é efectuada uma romagem ao cemitério de Moura onde e como homenagem à memória de atletas, sócios e dirigentes do clube falecidos, é efectuado um minuto de silêncio e depositada uma coroa de flores.

    Ai, são lembrados, pelo menos uma vez no ano, todos aqueles que abdicaram dos seus tempos livres e familares em prol do Moura Atlético Clube. E assim é que está bem feito.

    ResponderEliminar
  16. Estou admirado com isto. Ontem escrevi uma nota manifestando a MINHA homenagem a dois antigos heróis do Atlético e não é que desencadeou uma polémica ? Primeiro o amigo Helder, dignissímo Presidente do clube, com algumas justificações alheias ao assunto em causa. Escreveu, e em bom Português, muito da história actual do clube. Até me chamou a atenção para a pontuação, mas ao fazê-lo escreveu pontOação. Helder eu sei que andei à escola de noite mas na "pontuação" não me engano. Eu neste post nunca tive intenção de atacar algo ou alguem, apenas transmitir uma opinião minha, apenas minha. A partir do post do Helder muitos anónimos entraram na polémica mas à margem do assunto que eu foquei. Porquê ? Não sei. Se querem discutir o Atlético não é aqui o local indicado mas, se necessário for, vamos a isso.

    ResponderEliminar
  17. vamos deixar de lavar roupa, há lugares onde se podem discutir todos os problemas do atletico, como por exemplo ASSEMBLEIA GERAL, o que tenho dúvidas é se a maioria destes ANÓNIMOS sabe o que isto é.

    francisco cândido

    ResponderEliminar
  18. Mas afinal quem foi que teve necessidade de se "explicar" sobre o momento actual do Atlético? Quando em causa estava outro assunto...
    Chegando ao ponto e cito "Prefere-se de maneira cobarde e anónima apresentar os problemas"
    Cobardes? cada um é livre de dar a sua opinião sendo anónimo ou não, se têm fundamento ou merecem resposta tais comentários isso é outra coisa!

    Os meus sentimentos à familia, E AO ATLÈTICO pela perda destas 2 grandes figuras!

    Assino: ANÒNIMO

    ResponderEliminar
  19. Creio que a Santa Comba esta seca, por isso não vai aumentar a população em Moura atlética.

    ResponderEliminar
  20. Hoje fui visitar um amigo que é jogador da equipa sénior do Moura Atlético Clube. Está vivo e estava de boa saúde até se ter lesionado num treino. Foi para Beja, onde esteve internado nove dias e onde foi operado.
    Infelizmente, ninguém do Moura Atlético Clube foi capaz de acompanhar o Zé António Cara Linda na ambulância. Ninguém quis saber o destino dele nessa noite, nem se era preciso accionar o seguro, ou se ele ou a família precisavam de alguma coisa. Nenhum membro da direcção do Moura Atlético Clube foi capaz de o visitar enquanto esteve no hospital, e nem sequer aqui em Moura, quando ele veio para casa. Do Moura Atlético Clube apenas veio indiferença.
    O respeito é algo que só se conquista quando se dá em troca. A estima e a consideração só se recebem quando também se dão.
    Li atentamente todos os comentários e prestei atenção ao palavreado bonito do sr. presidente do Moura Atlético Clube. Infelizmente, as palavras bonitas não são suficientes. Para se demonstrar a grandeza de um homem, o que conta são as acções, especialmente as acções simples, que se fazem com o coração, e não as que se desenrolam à frente do público, em galas e festivais.

    ResponderEliminar
  21. Sou familiar do falecido Sebastião (Liso), assisti aos seus ultimos dias de vida, incluindo no hospital de Santa Marta em Lisboa. Só quem esteve presente notou a forma e orgulho que o Liso falava do seu Benfica e do M.A.C..Éra de vir as lágrimas aos olhos.Só quem esteve presente no funeral do Liso, viu e ouviu o Zé Costa muito debelitado, coitado, que ao chegar perto do corpo do Liso grtou em alto e bom som: "Chuta Liso, remata para o Zé Costa, amigo. Passa a bola".
    Deixou toda a gente a chorar.
    O Futebol ligou esta gente, que jogou com amor á camisala.
    Morreram os dois com o futebol no coração.
    Obrigado Manta pela lembrança.
    Quanto ao M.A.C. não creio que tenham feito por mal. A história do M.A.C. é maior que todos estes esquecimentos ou acções menos pensadas.
    Saudações Atléticas.

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  23. se o moura atletico vivece dentro das suas pocibilidades e olhace para dentro de si proprio talves teria uma situacão futubolistica bastante mais desafogada porque não vai á muitos anos que se entrava em campo com onse mourenses mas como tudo isto é passado á que olhar com dignidade perante o amarelo e preto porque meus caros amigos são cores lindas de que eu tanto gosto

    ResponderEliminar